quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PALESTRANTES


Ariano Suassuna 
 Um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, autor dos célebres Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, é um defensor militante da cultura do Nordeste. foi o idealizador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões. Desde 1990, ocupa a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras, cujo patrono é Manuel José de Araújo Porto Alegre, o barão de Santo Ângelo.






Frederico Lustosa da Costa 
Professor da Universidade Federal Fluminense, professor visitante do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE, Lisboa) e da École Superieur de Commerce de Paris (ESCP Europe) e professor colaborador da Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. Graduado como Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 1979), em Fortaleza, é também Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV, no Rio de Janeiro (1990), e em Comunicação Política (DEA) pela Universidade Paris I (Pantheon-Sorbonne), em Paris (1994), reconhecido como Mestrado em Ciência Política pela UnB (2009), e Doutor em Gestão, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa, Portugal (2007), também reconhecido pela Universidade de Brasília (UnB, 2010). É autor dos livros "A Persistência da Desigualdade" (BNB,1992), "Plano de Ação da Bacia Cultural do Araripe" (Secult-CE, 2006), "Reforma do Estado e Contexto brasileiro" (Editora da FGV, 2010) e de "Reforma do Estado e Cidadania: o contexto Maranhão" (Edições ISAE Amazônia, 2010), “Brasil: 200 anos de Estado, 200 anos de Administração Pública” (Editora da FGV, 2010) e “Rio de Janeiro: uma cidade, muitas capitais” (Editora da FGV, 2010), e de mais de cinquenta artigos de caráter técnico-científico publicados em livros, revistas e congressos, nacionais e estrangeiros





Cássio Martinho 
Jornalista, professor e consultor em gestão de redes para uma série de instituições governamentais e ONGs. É professor dos cursos de pós-graduação em "Gestão Cultural" (Centro Universitário UNA) e "Políticas públicas para juventude" (PUC-MG). Autor do livro "Redes - uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização" (WWF Brasil, Brasília, 2003).






 Francisco José 

  Jornalista e apresentador da TV Globo. 34 ANOS COMO REPÓRTER DA REDE GLOBO. MAIS DE 3 MIL REPORTAGENS NOS 5 CONTINENTES, NOS 2 POLOS, NOS 7 MARES... (A confirmar)





                                              
Célio Turino  
Mestre em História com habilitação em Cultura, Política e Cidades. Secretário da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura onde formulou o conceito e a coordenação do Programa Nacional de Cultura Educação e Cidadania – Cultura Viva, e Coordenação do Programa Viva São Paulo - Programa de lazer para a Cidade. Publicações: Na trilha de Macunaíma – Editora SENAC; O lazer nos programas sociais – (organizador) livro publicado pela editora Anita Garibaldi, 2003; Recreio nas férias – Uma estratégia para implantação de uma política pública de lazer; e Educação em tempo de férias – in Recreio na férias, vários autores – IMK, 2004; Futebol se joga na alma – in Esporte e sociedade; Ações socioculturais para a cidadania, vários autores – IMK, 2004. Autor de Pontos de Cultura: o Brasil de baixo para cima, 2009.



Américo Córdula 
Ator e pesquisador em culturas populares, formado em Ciências da Computação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Foi coordenador do Fórum Permanente das Culturas Populares que idealizou junto com o Ministério da Cultura o 1º Seminário Nacional de Políticas Públicas das Culturas Populares, realizado em Brasília em fevereiro de 2005. Atualmente é o Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultural, órgão responsável pela condução das políticas públicas para os eixos da diversidade cultural tais como: culturas populares, culturas indígenas, cultura LGBT, culturas ciganas, diversidade etária, saúde e cultura, Rede Cultural da Terra e pescadores tradicionais. Faz parte da delegação brasileira no Comitê Intergovernamental da Convenção da Diversidade Cultural da UNESCO.

                                      
Cláudia Márcia Ferreira

 
Museóloga formada pela UNI-RIO. Diretora do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular ao qual se integra o Museu de Folclore Edison Carneiro, instituição do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional vinculada ao Ministério da Cultura. Desenvolve programas e projetos voltados especialmente para o campo da museologia, do artesanato e da arte popular, tendo publicado artigos e textos em catálogos e outras edições institucionais especializadas. 






Vanoir Koehler  Fundador e primeiro Secretário Executivo da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos que hoje possui 310 municípios reunidos em 18 consórcios para atender uma população de 4 milhões de pessoas, um dos fundadores da Confederação Nacional de Consórcios, Coordenador da Interfederação dos Consórcios Públicos. Colaborou na criação de 23 consórcios no Brasil, é atual Secretário Executivo dos Consórcios da Região Centro do Estado do Rio Grande do Sul que reúne 33 cidades e 700 mil habitantes, Secretário Executivo do Consórcio Vale do Jacuí (RS) com 13 cidades e 210 mil habitantes, realiza palestras sobre a formação de consórcios multifuncionais abertos em câmaras setoriais e governança regional para prefeitos, secretários, vereadores e organizações da sociedade civil.


Bartira Ferraz Barbosa 

Possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Pernambuco e Diretora de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da UFPE. Tem experiência na área de História, com ênfase em História de Portugal e Espanha e do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história indígena, colonização portuguesa, cartografia histórica, arte, patrimônio e memória. 



 Tarciana Portella 

 Documentarista, poeta e produtora multimeios, com trabalho ligado aos movimentos sociais. Foi integrante do Conselho Estadual de Cultura, indicada pelo então secretário Ariano Suassuna, na época do terceiro governo Miguel Arraes. Desde 2003, é a chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (MinC), indicada pelo ministro Gilberto Gil.







Socorro Maciel 

Advogada.,Produtora Cultural,.Folclorista.,Vice-Presidente da Secção Nacional do Brasil CIOFF.,Delegada Estadual do CIOFF - Secção de Pernambuco, Membro da Comissão de Relações Públicas do CIOFF Mundial.Diretora Executiva do Centro de Cultura Popular Luisa Maciel.,Presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Presidente da Seção Nacional do Brasil CIOFF.