Últimas Notícias

Festival Cariri Mostra Artes do Povo

Américo Córdula apresenta programas do MinC durante festival

O Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Américo Córdula, participou no último sábado, 11 de dezembro, do 1º Festival Cariri Mostra Artes do Povo, onde apresentou o painel “Identidade e diversidade cultural como direito das comunidades tradicionais”. No painel, o secretário falou sobre os desafios da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais e sobre como o Governo Federal tem respondido aos desafios desse acordo internacional, por meio dos programas do MinC.
O festival Cariri aconteceu em Taperoá, na Paraíba, de 9 a 12 de dezembro e teve, além dos painéis, seminário e exposições. Pelo Ministério da Cultura, também estiveram presentes Silvana Meireles, Secretária de Articulação Institucional (SAI), e Tarciana Portella, Chefe da Representação Regional Nordeste (RRNE/MinC).

Leonardo Fontes (SID/MinC)






Contagem regressiva para o Festival Cariri Mostra Artes do Povo



Está tudo pronto para o Festival Cariri Mostra Artes do Povo e o Seminário “Cariri Paraibano: Território Articulado como Espaço de Cultura, desenvolvimento e Cidadania. Dia primeiro de dezembro a comissão de organização do evento reuniu-se no Telecentro de Taperoá para os ajustes finais.
O evento acontecerá de 09 á 12 de Dezembro e promete mexer com o Cariri Paraibano. A palestra de abertura será por conta de Ariano Suassuna, um dos maiores dramaturgos brasileiros e filho de Taperoá. Teremos ainda Representantes do Ministério da Cultura, CIOFF Brasil e Tribunal de Contas. Durante o evento serão realizadas, encontros dos Pontos de Cultura da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte,  oficinas e uma vasta programação cultural.
A idéia principal do evento é fortalecer o Cariri como um Território Cultural, a criação de um espaço de intercâmbio entre os participantes e o fortalecimento dos Pontos de Cultura da Paraíba,e os estados do Nordeste para formar a Rede de Pontos de Cultura do Semiárido.
A realização do evento fica por conta do Pontão de Cultura Cariri Território Cultural, Universidade Leiga do Trabalho (ULT),Prefeitura Municipal de Taperoá , do Turismo do Cariri Paraibano, AMPPARE, IHGC, SEBRAE Paraíba, Governo do Estado Ministério da Cultura e Banco do Nordeste.
As inscrições para o evento podem ser feitas através do seguinte blog: www.caririmostraartesdopovo.blogspot.com

Por: Melissa Araújo
históriamelissa@yahoo.com.br









Informações sobre Alimentação:
Preços:
Estudantes: R$ 5,00 reais
Demais Participantes: R$ 8,00 reais
Importante:
Aos participantes que são integrantes de Pontos de Cultura, a alimentação será por conta do 
evento.





Cariri terá megaevento cultural com Ariano Suassuna

Taperoá lança o Festival Cariri Mostra Artes do Povo, o Seminário “Território Articulado como Espaço de Cultura, Desenvolvimento e Cidadania” e o Encontro de Pontos de Cultura da Paraíba

Com a força da união, diversas parcerias foram montadas para que o Cariri paraibano ganhasse um destaque neste fim de ano. Um megaevento cultural será realizado de 9 a 12 de dezembro na cidade de Taperoá com o Festival Cariri Mostra Artes do Povo, o Seminário “Território Articulado como Espaço de Cultura, Desenvolvimento e Cidadania” e o Encontro de Pontos de Cultura da Paraíba. O secretário de Cultura de Pernambuco, o paraibano Ariano Suassuna, fará a palestra de abertura do Festival.

Na abertura do evento, dia 9, será realizado um intercâmbio no Encontro de Pontos de Cultura da Paraíba, do agreste pernambucano, do Seridó do Rio Grande do Norte e do Cariri Cearense. Todos esses territórios serão representados por uma exposição das ações em rede dos Pontos.

Além de Ariano, que é um dos maiores teatrólogos do Brasil e ex-morador de Taperoá, os eventos receberão os professores da Universidade Federal Fluminense, colaborador da Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ), Frederico Lustosa, e o jornalista e consultor em gestão de redes para instituições governamentais, Cássio Martinho. Um dos fundadores da rede Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC), Célio Turino, e o ator e pesquisador, coordenador do Fórum Permanente das Culturas Populares, Américo Córdula, também falarão no Festival.

Cláudia Márcia Ferreira, Vanoir Koehler, Bartira Ferraz Barbosa, a representante regional do MinC, Tarciana Portella, e Socorro Maciel da CIOFF Brasil, são outros que estarão nos eventos. Durante essa semana de atividades culturais, econômicas, educacionais, turística, social e ambiental, todos poderão participar de debates, reflexões e exposições. Ainda será discutido um programa de desenvolvimento sustentável da região através da economia da cultura.

“Vamos tentar valorizar a diversidade cultural com capacitação, exercício de protagonismo, inovação e empreendedorismo cultural, contribuindo para elevação de capital cultural, humano e social do território”, explicou a gestora do projeto integrado de Turismo do Sebrae, Rosa Maria Correia. A realização de tudo é do Pontão de Cultura Cariri Território Cultural, Universidade Leiga do Trabalho (ULT), Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano, AMPPARE, IHGC, Sebrae Paraíba, governo do Estado, prefeitura municipal e BNB.

Pontão - O Seminário será um espaço de planejamento e fomento de políticas públicas de cultura, começando a atuação a partir deste ano. “Criaremos uma espaço de oportunidades de intercâmbio de experiências. Acima de tudo, um espaço referencial de valorização dos saberes e fazeres da cultura caririzeira”, acrescentou a coordenadora do Pontão, Alice Monteiro.

Programação


Encontro de Pontos de Cultura – PB, RN, PE;
Exposição “Ações em Rede de Pontos de Cultura;
Mostra de Desenvolvimento Regional - PB, CE, PE, RN, RS, MG E AM;
Encontro de Mestres da Cultura Cariri 2010;
Exposição “Artes do Povo” e oficinas;
Cavalhada e Argolinhas;
Encontro de grupos folclóricos, repentistas, violeiros e trios de forró.






Parceiros do Cariri:

Contamos com sua colaboração, para que nos envie o que seu município tem de melhor para apresentar na Exposição Artes do Povo, nas seguintes áreas:

  • Artesanto - até 03 peças do artesanto principal de seu município (Ex: Cabaceiras - Couro, Serra Branca - Louça, etc);
  • Culinária - cada município trará três pratos iguais, não perecível, em pratos descartáveis revestidos de papel filme, do principal prato do município (Ex: Queijo de Cabra - Taperoá, Queijo - Boa Vista, etc);
  • Xilogravura - até 03 peças;
  • Pintura em tela - até 03 peças;
  • Crodel e Crenças Populares - sem limites.

Observação:

O Esse material deverá ser enviado até o dia 08/12/2010 (até às 18h) para o Sebrae Campina Grande, situado na Av. Cônsul Joseph N. Habib, 800// Bairro: Catolé// CEP: 58104-555. Telefone (83)2101-0100 ou para Taperoá até o dia 09/12/2010 (até às 12h). Telefones: (83)8840-8882 (falar com Lane); (83)8755-6154 (falar com Tibério); (83)3463-2924 (falr com Amara).



Caros Pontistas

    
 Dia 09 de dezembro estaremos realizando um ENCONTRO DE PONTOS DE
CULTURA DA PARAIBA. e Pontos convidados da Região do SERIDÒ do Rio
Grande do Norte e AGRESTE Pernambucano.

      Durante o encontro teremos a presença de Técnicos do Ministério da
Cultura /SCC e auditores do Tribunal de Contas, que farão  palestras
sobre gestão e prestação de contas; na pauta teremos ainda um trabalho
de grupo para elaborarmos uma pauta com as diretrizes e ações para
2011 e 2012 .

             Iremos disponibilizar durante os 4 dias do evento,
alimentação e hospedagem   para 02 (dois) representante de cada Ponto, esperamos contar com
a presença de todos para juntos fortalecermos a REDE DE PONTOS DE
CULTURA PB e Pontos da Região do Seridó Rio Grande do Norte,Agreste Pernambucano,e Cariri Cearense ,  a programação completa do evento está no Blog oficial do
Evento, segue o link abaixo :

www.caririmostraartesdopovo.blogspot.com 

Por gentileza preencher a ficha de inscrição e enviar para
unileigadotrabalho@gmail.com


ATT

Alice Monteiro Lima
Fórum de Cultura e Turismo do Cariri
Fórum de Rede de Pontos de Cultura da Paraíba
Pontão Cariri Território Cultural